top of page
ksujornal

Problemáticas universitárias: Dormitórios e sua convivência.


Quarto de um dos entrevistados do dormitório 309

Olá alunos da renomada Kyungsan, hoje como tema de inauguração do nosso novo jornal, resolvi perguntar a algumas pessoas se elas tinham alguma ocorrência a relatar sobre a nossa aparentemente perfeita universidade, e o assunto que mais nos interessou e que pode ser compartilhado pela maioria é dormitórios, e como conviver com outras pessoas.

Foi nos levantado algumas opiniões sobre o assunto, e irei transcrevê-las aqui.

OPINIÃO 1:

A pessoa entrevistada disse em suas palavras que “odeia dividir quarto com outra pessoa”, e a perguntamos se gostaria que pensassem em algo para as pessoas que preferem um dormitório individual já que, em suas palavras novamente, as pessoas (do dormitório) eram insuportáveis.

Foi também ressaltado que haviam muitas pessoas que não respeitam a regra básica de convivência, ou seja barulhos muito altos e até tarde.


OPINIÃO 2:

Como a questão dos dormitórios foi levantada, perguntamos a mais alguém sobre o assunto e como era a convivência com seus roommates, e logo nos admitiu ter um bom relacionamento e convivência com ambos. E ainda ressaltou: “ acho que se você não se sente confortável com seu colega de quarto, por qualquer razão que seja, você poderia pedir para a reitoria para trocar (de quarto).” e por fim acrescentou “não é bom conviver com pessoas que você não se sente confortável".


Quarto de um dos entrevistados do dormitório 307

Depois dessas duas entrevistas em específico, fomos atrás de outros relatos e o que tinham a ressaltar sobre este tema, e notamos que algumas respostas se repetiam: desrespeito com os horários dos outros, uso de pertences não próprios e sem permissão, música alta, bagunças sem fim, sair e voltar tarde da noite/madrugada entre muitos outros.


Mas claro, nem tudo tem seus “contras” e foi nos dito muitos “prós” em ter alguém com quem compartilha essa nova “casa”: companhia a quase todo momento, conversas depois de um dia chato/entediante, dividir tarefas diárias, melhoraria das relações interpessoais, cuddles, e claro uma parceria por ainda bons anos.

Depois desses “prós e contras” , eu e minha equipe resolvemos aumentar nossa pesquisa e trazer algumas dicas para se ter um ambiente compartilhado melhor e harmonioso, ou seja, as famosas diquinhas de convivência!


8 dicas para se dar bem com seu(s) colega(s) de quarto:

DEFINAM E SIGAM AS REGRAS!

Em primeiro lugar, estabeleçam algumas regras juntos.Conversem sobre seus pontos de vista e particularidades sobre as atividades diárias, discutam e ponderem sobre o ar condicionado, alergias, refeições, barulhos e etc. Com uma boa conversa, tudo pode ser bem resolvido.

APRENDA SOBRE NOVOS PAÍSES E CULTURAS!

Sabemos que aqui na Kyungsan tem muitos estrangeiros, inclusive este aqui que vos escreve, e por isso queremos ressaltar o quão legal é desfrutar de novos conhecimentos sobre a cultura do outro e ensinar sobre as próprias. E claro, no começo pode existir diferenças culturais e barreiras linguísticas mas que vão aprender a conviver e se adaptar a elas conforme a convivência.

DESCUBRA QUE: FONE DE OUVIDO = FELICIDADE!

Quem não gosta de ouvir música ou ver algum vídeo/filme legal e em bom som? Bom, nem todo mundo e é por isso que vamos ressaltar: o uso dos fones de ouvido (que provavelmente foram inventados por alguém que tinha colegas de quarto). Lembre-se, respeito é tudo e se o outro está incomodado e a situação pode ser resolvida facilmente, não complique.

RESPEITEM OS HORÁRIOS!

Essa aqui, uma das minhas favoritas, considere os horários de seus amigos para que possam fazer planos juntos. Se o seu colega de quarto tiver que estudar para um exame importante, o melhor é não chamar ninguém ao dormitório durante este período.

LEMBRE-SE: SEJA COLETIVO!

Compartilhar um dormitório não quer dizer que precise compartilhar pertences pessoais, o armário, toda a dispensa... Porém seja coletivo, pergunte se seu colega gostaria de cozinhar com você, fazer uma compra em conjunto para o dorm, etc. Divida a sua comida quando preparar algo, lembre-se: vocês vivem juntos agora, e compartilham uma nova vida. Então a vivam em parceria!

SUJOU, LIMPOU!

Os seus pais não moram com você agora, certo? Por isso, quando sujar uma louça ou quando convidar amigos para uma reuniãozinha – limpe a bagunça que fez. Não há nada pior do que aguentar a sujeira alheia, né?

PERGUNTE ANTES DE CONVIDAR AMIGOS!

Algo muito importante, pergunte se tudo bem convidar um amigo para o dormitório já que não vai estar só vocês lá, e mesmo se estiver um avisinho não mata ninguém (na verdade previne, né?). E é ainda mais importante quando for mais de um, ou quando for passar a noite. Novamente, lembre-se que você não mora sozinho ali.

SEJA DESAPEGADO!

Para encerrar, aprenda a ceder algumas coisas e seja mais desapegado! Isso vai te fazer crescer e aprender mais com as diferenças. Viver com pessoas que você não conhece pode ser assustador ao início – mas assim como em muitos casos, esta pessoa estranha do começo pode se tornar um amigo pra vida toda!

BÔNUS:

bônus 1: RESPEITE OS MOMENTOS PESSOAIS e SEJA HONESTO!

Universidade é estressante, viver em sociedade é estressante então quase um dia perceba que seu colega não está pra muitos papos, não leve para o pessoal ok? Até as pessoas mais extrovertidas querem seu espaço de vez em quando. E seja sincero quando algo/alguém estiver te incomodando, se você irrita com muita louça na pia, roupas espalhadas etc. Verbalize! não só guarde pra você, isso afeta e muito a convivência.


bônus 2: TROQUE O PAPEL HIGIÊNICO

Sério, apenas troque.

 

Esse foi meu primeiro artigo aqui no nosso recém feito jornal, espero que tenham gostado e refletido sobre as próprias ações e queira sempre melhorar. Lembre-se que a comunicação é a base de toda boa convivência.

Obrigado a aqueles que cederam suas opiniões, e os que leram até aqui! – Juni.


PRÓXIMO TEMA: Animais no dormitório: A favor ou contra? e os pequenos, pode?


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page